Atitudes sem pensar, maus comportamentos e decisões erradas acontecem com todo mundo. Porém o que está feito, está feito, não da pra mudar e ai vem o pulo do gato, vai repetir os mesmos erros?

O mundo seria um lugar perfeito se os conselhos de minha mãe surtissem o mesmo efeito que a vivência diária de minhas próprias experiências. “Você só vai me dar valor quando eu morrer” “Se você fizer isso vai se arrepender” “Não coloque o dedo na tomada vai tomar choque” … A primeira frase parece meio forte, mas sejamos sinceros… quem nunca ouviu isso?

Temos, ou tenho, o péssimo habito de ser uma pessoa “ruim” com quem me ama e uma pessoa “boa” com quem desconheço.. seila parece que pelo simples fato da pessoa ter um vinculo comigo vem o direto de poder fazer o que quiser sendo que é exatamente essa pessoa que não devo ser uma pessoa ruim.

É dificil… As vezes estamos em fases da vida onde o trabalho ta uma bosta, o coração não anda bem, a faculdade vai desandando… Mas e ai, vai estora com seu chefe? Não dá né… E também ficar descontando em quem ama não me parece algo inteligente.

Em meados de 20142015 minha mãe descobriu que tinha meningioma. Pra quem não sabe é um tumor no cérebro, comum, mas perigoso e naquela época foi um choque pra mim, tinha acabado de entrar na faculdade, terminado um namoro mal superado até então… e de repente me veio uma sensação de que, “Mano, posso ficar sem minha mãe”… Não percebi de pronto, mas devido a sensação de possível perda começei a ser mais tolerante com ela e com as pessoas que eu amo inconscientemente, simplemente por que naquela fase da minha vida eu percebi algo obvio… As pessoas podem ir a qualquer momento, eu posso ir a qualquer momento…

Parece uma história meio triste mas a mensagem final dela é muito importante, é um dos pilares que, desde o acontecido, levo comigo. Não se pode voltar atrás. As vezes na plenitude de nossa juventude nos sentimos imponentes, donos da verdade… Mas é preciso ter cuidado, principalmente com aqueles que só querem o nosso bem. Acredito que não é necessário que todas as pessoas tenham que passar uma experiência como está para entender a mensagem, e se por acaso precisar eu vou entender… Porque a vida é assim, somos assim… É necessário colocar o dedo na tomada pra descobrir que dá choque…

Essa pequena reflexão pode ser estendida para outras situações. Uma que me vem a mente devido a acontecimentos recentes é que tive um fantasma que durante muito tempo me assombrou devido as atitudes que tive em uma determinada época com uma menina, gostava muito dela mas me deixei levar pela idade e por outras coisas da época… E isso gerou um arrependimento, um ressentimento muito forte… Porém, a maxima “não da pra voltar atrás” deixa claro que nada vai mudar, já passou, foi.

Tudo isso pra dizer: sejamos pessoas mais pacientes, com nossa mãe, com nosso pai, irmão, vó, prima, tia etc… A vida já é curta e vamos ficar discutindo com as pessoas erradas? E também, não se preender demais em situações passadas. Já passou. O importante é o que seremos daqui pra frente, por que “não se pode voltar atrás”.

Ah, e como é vespera de carnaval quero lembrar que a máxima ainda vale hahaha!